segunda-feira, 23 de abril de 2012


 Sobre a busca por felicidade e a tal eterna insatisfação



Quando eu finalmente tiver meu emprego fixo e for um homem estabilizado financeiramente, vou ser feliz. Ah, quando meu grande amor chegar, serei uma mulher realizada, nós vamos morar numa bela casa e construiremos uma linda família. E quando eu conseguir ficar com o corpo igual ao da mulher da novela, vou sim ser a pessoa mais feliz do mundo. Ou melhor, quando eu puder sair de casa sem me preocupar com tantas contas que tenho pra pagar, vou conseguir dormir tranquilo, satisfeito e feliz...

Você conseguiu identificar o erro?

Se não, deixa que eu explique. O erro está no “quando”.  Parece que todos nós temos mania de acreditar que a felicidade é sempre “algo que chegará um dia”, e não algo que ”que está sendo”. Deu pra entender?

É como se ser feliz fosse um destino, uma coisa que num determinado dia virá. E que o presente, é fadado a tornar esse futuro concreto. Sendo que se ficarmos apenas vislumbrando um futuro feliz, vamos esquecer-nos de viver o hoje como se deveria.

Não estou dizendo aqui, que ser ambicioso e querer algo melhor para o futuro seja ruim. Se pensasse dessa forma, eu mesmo viveria num eterno ‘ carpe diem’. Só estou querendo demostrar, que não podemos condicionar nosso presente em função do que ainda está por vir.

 A felicidade está nos momentos. Está quando você encontra a galera do colégio, e vai lembrar como era bom ser guri e sua maior preocupação era com a prova de física que por causa da bagunça da turma ia ser toda aberta e valendo 10. Ou quando na hora do jantar com sua família, todos começam a rir por bobagem, seus pais parecem nunca ter discutido em sua frente e se agem como dois apaixonados no início do namoro. Vem quando se está em companhia de amigos queridos, que continuam amigos, mesmo a longas distâncias. Está quando você se sente seguro e protegido quando te dizem sinceramente “conta comigo, viu?”.

Vamos pensar um pouco mais adiante, sim, você conseguiu aquele emprego legal. Ah, seu corpo está todo volumoso e na rua todos param pra te ver, sem contar no seu grande amor, que chegou! E suas contas estão aos poucos sendo pagas.  Mas isso é tudo? Te trouxe satisfação plena? Não.

Pois é, nós somos eternos insatisfeitos. Isso é fato. Parece que tem sempre algo que não está no lugar, uma coisa que podia estar melhor. Se ao tentar sempre melhorar você não estiver boicotando a si próprio, tudo bem. Mas meu amigo, aquela velha história de que nós mesmos podemos ser nossos melhores amigos e piores inimigos, é verdade.

O que não falta por aí, é gente procurando motivos pra sofrer.

Então, isso que vou falar agora é muito clichê, mas é pura verdade. Chega de se lamentar e aproveite mais a vida.  Pare com essa mania de achar que a grama do vizinho é mais verde que a sua. Todo mundo tem dias ruins, tem pessoas que sofrem mais, outras menos. Sua vida é única. Vai ficar pra sempre pensando de como você poderia está melhor se tivesse vindo de outra forma?

Ria mais, ria de bobagens, ria dos problemas, a vida pode não está assim tão boa no momento, mas o que dizem por aí, é que o sorriso ajuda a melhorar.

3 comentários:

  1. Me identifiquei com cada palavra que você disse. É exatamente assim que eu penso, é exatamente assim que deve ser. A felicidade "independe de". A felicidade não está no quando e sim no hoje. Porque, pra quê esperar?

    E como diria Marcelo Camelo: "E se você ficar sozinho, pega a solidão e dança."



    http://www.6dejulho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. André, então esse texto pode estar no jornal. É possível pequenas adaptações, como ser um pouco mais sintético no sentido de ser preciso, mais direto, contudo com o mesmo charme dessa escrita. Experimente! Dê uma olhada em artigos escritos para jornais e vamos lá. Eu achei interessante, porque existem certas "sensações" como essa da felicidade a qualquer custo que é mantida pela mídia, novelas, seriados, facebook etc. Você colocou no face que as pessoas curtem coisas engraçadas, e não coisas sérias. Com o seu bom humor e curiosidade, eis um tema para um texto, pode aprofundar isso. O importante na escrita é a pessoa querer dizer algo. E, perceptivelmente, você gosta de escrever. Abraços

    ResponderExcluir